Conhecer bem o seu cliente, saber seus hobbies e gostos, é fundamental na hora de desenvolver um projeto arquitetônico e de decoração. Afinal, como incorporar num ambiente elementos que tragam leveza, sofisticação e beleza, sem conhecer o que o cliente gosta? É sempre importante lembrar que cada pessoa tem um gosto diferente, para que o resultado seja o esperado pelo cliente.
Para falar sobre esse tema, temos um exemplo perfeito: a transformação de uma sala pequena e vazia num espaço funcional que envolvesse sala de jantar, mini espaço gourmet com bancada e sala estar. Nesse caso, o dono do apartamento tinha dois pré-requisitos: incorporar na decoração a réplica do quadro O Grito, além de uma camiseta do time Santos, autografada pelo jogador Pelé.
Na hora de desenvolver um projeto, pensamos no que ficará melhor, mas as decisões são sempre feitas em conjunto com o proprietário ou proprietária do imóvel.
Nesse projeto, o cliente é um homem, na faixa dos 35 anos, e que sempre gostou muito de rock. Além de ser proprietário de um laboratório de vacinas, ele também é músico. Para ir de acordo com o estilo dele, optamos por manter alguns elementos originais do espaço como o piso, forro de gesso e as mesas e cadeiras da sala de jantar. Este último item foi usado como inspiração para o projeto, que além de contemporâneo, traz alguns elementos industriais, como estrutura metálica utilizada no aparador do painel da TV, e o revestimento da parede, que simula tijolos.
O elemento surpresa deste projeto é a churrasqueira: de outros cômodos não é possível visualizá-la. Ela está incorporada no espaço, mas quando a porta está fechada, a churrasqueira fica camuflada. O mini canto gourmet oferece não só a churrasqueira, como a pia, porta copos e uma adega. A porta de correr que separa a churrasqueira do restante da casa é composta por filetes de MDF, trazendo mais leveza e beleza para o espaço.
O projeto todo integra a área de convívio com a sala de estar, onde está a churrasqueira.
A iluminação do local é um dos pontos fortes do projeto. Como havia apenas dois pontos originais de luz no prédio, a Vigore optou por fazer a iluminação via cabo deslocado, para não precisar rasgar o gesso. Dessa forma, foi possível levar a iluminação para locais estratégicos como na mesa do jantar e bancada da churrasqueira. Na sala, não foi trabalhado iluminação central direta no teto, mas foi inserido spots decorativos no painel da parede da TV, além de arandelas nas paredes.
Gostou do projeto? Nos acompanhe aqui e nas redes sociais e conheça nosso trabalho! 😊